Exame do Pézinho

Exame do Pézinho

Exames de Triagem Neonatal

A triagem neonatal (popularmente conhecida do teste do pezinho) é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, permitindo diagnóstico precoce e instituição de tratamento correto, minimizando ou eliminando o risco de sequelas associadas a cada uma dessas doenças. Toda criança nascida em território nacional tem direito à triagem neonatal. Os exames realizados detectam se o bebê tem a possibilidade de apresentar algum distúrbio que possa interferir no desenvolvimento normal. Na maternidade do Hospital São Jorge o exame do pezinho é realizado através da parceria com o sistema de saúde pública municipal.

Teste da Orelhinha

A triagem auditiva neonatal é um programa de avaliação da audição em recém nascidos para diagnóstico precoce de perda auditiva. Qualquer perda na capacidade auditiva impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para o aprendizado da linguagem. A maternidade do Hospital São Jorge realiza o teste da orelhinha em todos os recém-nascidos. O exame pode ser realizado até o 3 mês de vida do bebê.

Teste do Olhinho

O teste do olhinho (também chamado teste do reflexo vermelho) é um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação do reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e saída de luz pela pupila. Este exame serve para diagnosticar precocemente doenças oculares graves e reduzir ou eliminar o risco do desenvolvimento de sequelas visuais.

 

Na maternidade do Hospital São Jorge o teste do olhinho é realizado pela nossa equipe de oftalmologia para melhor avaliação do sistema ocular de nossos recém-nascidos.

Profissionais altamente qualificados pronto a atender você. Corpo Clínico