Notícias e Dicas para Pacientes
Cuidados antes de iniciar a atividade física
Todos nós uma hora ou outra sentimos a necessidade de praticar exercícios físicos, seja por vaidade, necessidade ou até mesmo por gosto. Mas, uma prática que deveria ser positiva do ponto de vista da saúde, pode tornar-se um verdadeiro perigo quando envolve pessoas “famintas” por resultados rápidos.
Quem nunca ouviu falar sobre os atletas de final de semana? Aqueles que no ímpeto de ultrapassar os limites do corpo, acabam no pronto-socorro na segunda-feira com quadros de lesões musculares, articulares. Em casos mais graves, até problemas respiratórios e cardiovasculares (nestes casos, o importante é não esperar até segunda-feira).
Por isso, antes de praticar qualquer tipo de esporte, é importante consultar o médico e compreender qual o esporte ideal para o seu perfil e sua capacidade física atual. De forma simplificada, podemos dizer que os esportes podem ser classificados em “Estático” (em intensidades leve, moderada e alta) e “Dinâmico” (que podem ter as mesmas intensidades do anterior).
Para compreender melhor, separei alguns exemplos de cada classificação:
Futebol – Dinâmica alta e estática moderada
Ciclismo – Estática e dinâmica altas
Vôlei – Estática baixa e dinâmica moderada
Equitação – Estática moderada e dinâmica baixa
Mas, conforme já citado anteriormente, o que importa é o enquadramento do atleta ou pretendente a ser. É fundamental ter uma condição física e cardiovascular segura para que aí então se inicie um processo de melhoria da musculatura e condicionamento de forma segura, para que então o nível de dificuldade seja elevado.
O começo deve ser “autorizado” por profissionais capacitados, como o médico, que por meio de conversas, exames físicos, teste ergométrico, ECG, entre outros e educador físico, que será o responsável pela orientação sobre a forma correta de realizar as atividades.
A atividade física é fundamental para mantermos o bem estar e a saúde como um todo é prazerosa e gratificante, mas devemos sempre seguir os passos acima para evitar não só o pronto-socorro na segunda-feira, mas também outros problemas que podem fazê-lo visitar mais o hospital do que as quadras e academias.