Ir para o conteúdo

Notícias e Dicas para Pacientes

Hiper Dia: Nutricionista dá dicas de alimentação saudável

Um dos pontos importantes na prevenção e controle de diabetes e hipertensão é a alimentação. Por isso, a orientação nutricional será um dos serviços oferecidos durante o Hiper Dia, evento que o Hospital São Jorge realiza em 15 de novembro, das 7h30 às 10h30, para identificar possíveis diabéticos e hipertensos e orientá-los.
 
De acordo com a nutricionista do hospital, Kelly Correa, a equipe de nutrição oferecerá informações sobre como manter uma alimentação saudável para todas as pessoas que apresentarem alguma anormalidade nos exames de aferição de pressão e glicemia e também para todos que se interessarem pelo tema. “É importante fazer também um trabalho de prevenção, pois a alimentação equilibrada deve fazer parte da vida de todos”, diz.
 
Mas, ainda de acordo com a especialista, apesar de a orientação ser feita por profissionais, elas não podem ser consideradas como uma consulta. “Todas as devem ter o hábito de consultar médicos e nutricionistas regularmente”, afirma.
 

Adiantando algumas dicas

 
Kelly Correa disse que, de maneira geral, o ideal é que as pessoas tenham pelo menos 4 a 5 refeições por dia e que inclua todos os grupos de alimentos, privilegiando os que oferecem um maior valor nutricional como as frutas, legumes, verduras e as fibras, que são encontradas em maior quantidade em alimentos integrais e grãos. “As proteínas encontradas na carne e os carboidratos presentes em massas também são importantes”, diz.
 
A profissional ainda afirma que o equilíbrio é a palavra-chave de uma boa alimentação, já que dietas muito restritivas normalmente não se mantêm por muito tempo. “Se a pessoa não consegue abrir mão dos doces, é preciso buscar opções mais saudáveis e quantidades menores, mas não tirar totalmente esse tipo de alimento do cardápio”, afirma.
 

Cuidado com o sódio

 
Para Kelly, um dos grandes inimigos da alimentação saudável é o sódio. “É uma preocupação mundial e o brasileiro abusa na quantidade de sal e no uso de temperos prontos”, diz.
 
A nutricionista alerta que é um engano pensar que o abuso do sódio acarreta apenas problemas de pressão. “A ingestão de sódio em excesso também pode ter ligação com problemas de rim, retenção de líquidos e outros males para o nosso corpo”, afirma.
 
Para evitar esses problemas, Kelly Correa recomenda o uso de temperos frescos, como alho, cebola e ervas, além da extrema atenção aos rótulos dos produtos industrializados. “O sódio é um conservante que está presente até mesmo em refrigerantes nas suas versões light, por isso é importante ler as embalagens antes de consumir”, disse.
 
2787

Profissionais altamente qualificados, prontos para atender você. Corpo Clínico

Corpo Clínico