Ir para o conteúdo

Notícias e Dicas para Pacientes

HSJ completa uma semana sem internações em ala de Covid-19

Médico acredita em imunidade de rebanho e diz ser pouco provável uma segunda onda da doença no Brasil

O Hospital São Jorge completou uma semana sem internações suspeitas ou confirmadas de Covid-19, nesta terça-feira (10). Até o fechamento desta matéria, na manhã de quarta-feira (11), não existem pacientes na enfermaria e nem UTI, na ala dedicada ao tratamento da doença.

De acordo com o médico e um dos diretores do hospital Jorge Rezeck, além das internações, o número de atendimentos a pacientes com quadros de insuficiência respiratória e infecção de vias aéreas também caiu. Para o profissional, a queda pode ser explicada pela chamada imunidade de rebanho. “Isso acontece quando cerca de 80% das pessoas se infectaram e criaram anticorpos e, diante desta possível imunidade adquirida, o vírus perde muito a sua transmissibilidade”, diz.

Ele diz ainda que não acredita em uma segunda onda da doença no Brasil, como aconteceu na Europa. “No início da pandemia, os europeus fizeram um isolamento real, muitos não se infectaram e quando começaram a retomar as atividades, foram contaminados, causando a segunda onda. No Brasil, a adesão ao isolamento foi menor, por isso passamos por um período com grande número de contaminados, mas agora acredito que não voltaremos aos altos índices já registrados anteriormente”, afirmou.

Sobre a vacina, o médico diz que com a recente interrupção dos testes da Coronavac no Brasil, ainda não existe como prever a chegada desta imunização para a população em um futuro próximo.

Profissionais altamente qualificados, prontos para atender você. Corpo Clínico

Corpo Clínico