Ir para o conteúdo

Notícias e Dicas para Pacientes

Novembro Azul

O dia 17 de Novembro é celebrado como o dia mundial de combate ao câncer de próstata. A inciativa nasceu na Astrália em 2003 e de lá se espalhou para o mundo. Podemos afirmar que se trata de uma campanha global assim como o Outubro Rosa no combate ao câncer de mama.

Durante todo esse mês, sociedades médicas e veículos de informação divulgam a importância da realização do exame de rastreamento do Câncer de Próstata com o exame de sangue PSA e com o exame digital do reto.

A importância do tema se dá pelo fato do câncer de próstata ser o tumor sólido mais comum no homem com uma estimativa de mais de 65.000 casos que serão diagnosticados em 2020 no Brasil, de acordo com dados do INCA (Istituto Nacional do Câncer).

A probabilidade de um homem desenvolver câncer de próstata ao longo da sua vida é de 16%. A probabilidade de um homem morrer de câncer de próstata é de 3%.

A sociedade brasileira de Urologia, recomenda que homens após os 50 anos de idade, deverão fazer o exame de sangue PSA e o exame digital do reto. O PSA, isoladamente, não é um exame muito confiável para diagnosticar a doença pois pode estar aumentado em outras condições que não o câncer (p. ex. hiperplasia benigna da próstata ou quadros de infecção urinária). Por esse motivo, a associação do exame digital do reto melhora bastante o diagnóstico. Tumores que são tocáveis pelo urologista em geral são mais agressivos. 20% dos homens com câncer de próstata tem o exame de toque alterado; Mais de 30% dos homens com câncer de próstata podem ter exame de PSA normal; Até 80% dos tumores surgem em uma região da próstata facilmente tocável pelo médico; Por esses motivos o exame do toque não deverá ser negligenciado durante uma avaliação de próstata.

Homens com história de câncer de próstata na família e negros deverão começar a realizar seus exames um pouco antes. Aos 45 anos de idade. Isso se deve a maior probabilidade de surgimento de cânceres mais precocemente nesses grupos.

A periodicidade dos exames de prevenção vem sendo debatida e acredita-se que para aqueles homens com PSA e exame digital do reto normais, avaliações a cada 2-3 anos podem ser adotadas; Homens em risco necessitam de avaliação anual.

Ser diagnosticado com câncer de próstata pode causar um impacto psicológico em muitos pacientes. Entretanto, com as diversas modalidades de tratamento possíveis, tais como a cirurgia robótica, modalidades modernas de radioterapia e os tratamentos de privação androgênica, muitos pacientes alcançam a cura ou tem expectativa de vida bastante aumentadas quando a cura não é possível. Ser diagnosticado com câncer não é o fim, mas o início de uma luta que, se não for capaz de curar, pode prolongar bastante a vida do paciente.

A pandemia do COVID 19 tirou muitos homens dos consultórios médicos para a realização de exames preventivos. O Impacto disso já é observado pois estamos diagnosticando pacientes em estágios mais avançados da doença. Tomando os devidos cuidados com o uso de máscaras e de álcool em gel, as consultas médicas periódicas poderão ser realizadas de forma bastante segura.

Aproveitamos também o momento que o paciente busca realizar exames de prevenção de próstata e trabalhamos com ele outras estratégias em busca de mais longevidade e melhora da qualidade de vida. Estimulamos hábitos saudáveis de vida, cessação de tabagismo, início de atividades físicas regulares e direcionamos o paciente a realizar exames para suas outras condições de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, histórico familiar de outros cânceres, etc.

Não adianta nos preocuparmos com câncer de próstata e não orientar um paciente tabagista pesado sobre o péssimo impacto desse vício em sua vida.

Mais do que o mês de conscientização sobre o rastreamento do câncer de próstata, o novembro azul deve ser lembrado como o mês de cuidado com a saúde masculina e isso vai muito além da próstata.

Cuidar da saúde depende exclusivamente de VONTADE e INICIATIVA. Tanto a rede pública (SUS) quanto a rede privada de saúde possui profissionais capazes de realizar esses exames preventivos. Nesse mês de novembro, procure um urologista de sua confiança.

DR. ALEXANDRE CESAR SANTOS
CRM: 119.839
UROLOGISTA, URO-ONCOLOGISTA COM ÊNFASE EM CIRURGIA ROBÓTICA, LAPAROSCÓPICA E ENDOUROLOGIA
MESTRE EM ONCOLOGIA

Profissionais altamente qualificados, prontos para atender você. Corpo Clínico

Corpo Clínico