Ir para o conteúdo

Notícias e Dicas para Pacientes

O Estresse e o Cortisol

O estresse é um estado psicológico alterado decorrente de um conflito emocional, caracterizando-se por induzir irritabilidade, distúrbio de sono e de apetite, dificuldade em se concentrar e preocupação exagerada com a relação a situações triviais (ansiedade). O cortisol é um hormônio que controla nosso biorritmo, reduz nossas inflamações e controla nossa imunidade. Quando os níveis de cortisol estão baixos, sentimos dores constantes, inflamamos por qualquer motivo e desenvolvemos um cansaço muito além do normal, chamado de fadiga crônica. Quando em uma situação de estresse crônico, as glândulas adrenais passam a produzir os hormônios do estresse em quantidades anormais (cortisol, adrenalina e noradrenalina), e o resultado no organismo é o seguinte:
 
– Aumento da frequência cardíaca e a pressão arterial, podendo levar a um quadro de hipertensão arterial
– Elevação dos níveis de colesterol e os triglicérides, aumentando o risco de infarto e de acidentes vasculares cerebrais
– Aumento do depósito de gordura corporal, podendo levar a obesidade
– Aumento da glicemia sanguínea, podendo levar a um quadro de diabetes
– Redução das atividades do trato gastrintestinal, gerando constipação e saciedade
– Redução das atividades do sistema imunológico (imunosupressão)
 
Os níveis de cortisol podem ser medidos através de exames laboratoriais solicitados pelo seu médico. Para combater os efeitos do cortisol alto, deve-se evitar situações de estresse, dormir de 6 a 8 horas por dia, praticar exercícios físicos regulares, alimentar-se saudavelmente e evitar o consumo de bebidas estimulantes frequentemente. Em alguns casos há a necessidade do uso de medicações orais.
 
Dr Jorge Chade Rezeck CRM 140.333
 
3026

Profissionais altamente qualificados, prontos para atender você. Corpo Clínico

Corpo Clínico